Anais do Fórum do Movimento Tratado Cidadão

    A Construção do Conhecimento na Contemporaneidade


    Apresentação:


    Os Anais apresentam os artigos aprovados no 7º Forum do Movimento Tratado Cidadão, ocorrido no mês de Setembro de 2016, envolvendo a sociedade e Instituições de Ensino Superior de Santa Maria/RS.

    Assim, O Fórum do Movimento Tratado Cidadão (MTC) oportuniza aos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, propiciando a participação destes num movimento social que visa disseminar aos estudantes a prática orientada durante o curso de graduação, com a produção de um trabalho que é apresentado em um fórum público, aberto à sociedade.

    Nesta apresentação, os participantes descobrem novas temáticas, oportunidades de estágio em empresas da região, além do conhecimento adquirido durante os Fóruns do Movimento. Ainda, o MTC possui parceria com a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, sendo um projeto institucionalizado, tendo como perspectiva a divulgação de suas ações, ligado ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), mas com um enfoque para todos os cursos da Instituição. Também, o MTC manifesta preocupação das empresas e sociedade em geral com a coerência entre a formação profissional e as necessidades profissionais da sociedade, desenvolvendo uma nova mentalidade que valorize a formação de um perfil cidadão nos futuros profissionais, e permitindo aos seus participantes a oportunidade de diferenciação e agregação de valores sociais mais abrangentes, os quais são necessários para uma formação mais holística dos envolvidos.

    Ademais, este E-book visa contribuir com a construção do conhecimento em suas mais diversas áreas, possibilitando a divulgação dos trabalhos apresentados, na promoção de reflexões acerca dos temas abordados pelos estudantes. Com isso, o MTC apresenta a comunidade acadêmica e sociedade o resultado do 7º Fórum do Movimento Tratado Cidadão, parabenizando os envolvidos na sua realização, bem como os alunos e orientadores dos trabalhos aprovados.