Educação Financeira: Aprendendo Finanças de um jeito fácil e divertido

    Educação Financeira: Aprendendo Finanças de um jeito fácil e divertido

    O Projeto Educação Financeira: Aprendendo Finanças de um jeito fácil e divertido, teve seu início da Universidade Federal de Santa Maria como uma proposta de um projeto de extensão na área de finanças. Composta por um grupo estudantes, teve seu início no ano de 2015. Os primeiros passos a serem tomados foram a formulação da cartilha de educação financeira a qual foi construída a partir de um amplo estudo sobre os temas mais importantes e abordados em finanças comportamentais, lembrando e buscando sempre um caráter mais dinâmico pois, tal projeto foi construído para ser compartilhado com alunos de escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Maria. Os tópicos abordados na cartilha são: A História do dinheiro; Alguns tipos de moedas existentes; Como se dá as trocas e aquisições; Cartões de Crédito e Débito; Consumo consciente; Necessidade x Desejo; Planejamento de gastos; Orçamento; Crédito; Valor do dinheiro no tempo; Inflação; Juros Simples e Juros Compostos; Dívidas; Vantagens de poupar; Riscos e Perigos x Oportunidades.

    O principal objetivo do projeto foi a formulação de uma cartilha sobre educação financeira para jovens estudantes de escolas públicas de ensino fundamental de Santa Maria. Todas as aulas foram ministradas pelas alunas da Universidade Federal de Santa Maria que construíram a cartilha e participavam do projeto de extensão. Após a Cartilha Educação Financeira: Aprendendo finanças de um jeito fácil e divertido, construída, o grupo entrou em contato com a Secretária de Educação da cidade para assim entrar em contatos com algumas escolas.

    Após as escolas definidas, as aulas foram ministradas a partir de aulas dinâmicas com apresentações em slides, onde cada aluno recebia uma cartilha Educação Financeira: Aprendendo finanças de um jeito fácil e divertido. Para concluir a atividade foi executado um jogo em que se dividia as turmas e aplicava-se perguntas sobre a aula, com o intuito de proporcionar um momento divertido e a maior captação dos conteúdos abordados.

    Ter participado do Fórum Tratado Cidadão foi algo muito gratificante pois, além de ser um evento muito interessante, promove e abre novos horizontes a trabalhos com cunhos sociais. Além de ótima experiência, fez a mim e a todos os participantes termos a oportunidade de divulgar nossos projetos.