Fóruns Públicos

    Objetivos

    • 1. Criar espaço para apresentação dos trabalhos orientados de cunho prático dos estudantes realizado durante a graduação.
    • 2. Dar conhecimento a sociedade dos trabalhos que estão sendo realizados durante a graduação.
    • 3. Identificar variáveis que facilitam e dificultam o processo de aproximação entre escola e serviço.
    • 4. Exercitar a percepção da formação de cidadania.

    Método (organização / realização)

    Antes
    • 1. Divulgação do evento para apresentação de trabalhos com objetivos, local, data, horários, e o período de inscrições;
    • 2. Estrutura para inscrições de trabalhos no site do TC;
    • 3. Seleção dos trabalhos inscritos segundo critérios e a divulgação;
    • 4. Convite as pessoas (docentes, profissionais, estudantes) para compor as Mesas Conselheiras, que assistem aos trabalhos e dialogam com o apresentador;
    • 5. Reunião dos conselheiros, antes do evento, com socialização e discussão dos instrumentos de anotações para a Mesa Conselheira;
    • 6. Providenciar o material de apoio logístico (instrumentos, certificados de participações, projetores de imagens, registro de imagens – fotos, folhas de presenças);
    • 7. Convite e envio de material (projeto e resultados de fóruns anteriores) aos representantes da academia e da sociedade organizada que presta serviços para participação da Mesa de Debates ao final do Fórum Público.
    Durante
    • 1. Preparo das salas com o material e acolhimento dos participantes;
    • 2. Constituição da Mesa Conselheira com representantes da academia, docentes e discentes, e da sociedade organizada, empresários/profissionais, elegendo um coordenador;
    • 3. Apresentação de trabalhos:
      •       a) Cada trabalho inscrito/selecionado é apresentado pelo estudante/autor com 10min para exposição, e mais 20min para ser questionado pela Mesa Conselheira, sobre sua percepção da relação escola-serviço no desenvolvimento do trabalho;
      •       b) Os conselheiros fazem anotações individuais em instrumento próprio para cada apresentação de trabalho;
      •       c) Entrega de Certificado de participação do Movimento Tratado Cidadão;
      •       d) Recolhimento do material de anotações da Mesa Conselheira;
    • 4. Ao final dos trabalhos acontece uma Mesa de Debates sobre o Movimento Tratado cidadão suas estratégias e resultados.
    Depois
    • 1. Análise das anotações com identificação de variáveis que facilitam e dificultam o processo de aproximação e adequação entre formação profissional e produção / prestação de serviços, na relação escola/serviços que atendem as necessidades da sociedade;
    • 2. Divulgação dos trabalhos apresentados;
    • 3. Divulgações das variáveis que facilitam e dificultam esta interação entre instituições de formação (escolas) e de atendimento as necessidades da sociedade (empresas públicas ou privadas que produzem/prestam serviços);
    • 4. Reconhecimento de Mérito Tratado Cidadão aos estudantes que pontuaram Perfil Cidadão na percepção dos componentes da Mesa Conselheira;
    • 5. Identificar datas, ajustar calendários semestrais/anuais para marcar novas edições do Fórum Público, enumerados por ano;
    • 6. Preparar os resultados (quadros, gráficos, textos) para divulgar e fazer parte do material de sensibilização da sociedade, incluindo os cursos de graduação e instituições de produção e/ou prestação de serviços;
    • 7. Fazer análise critica de todo o processo, ajustes recomendados e ampliação das estratégias para maior envolvimento da sociedade.

    Mesa conselheira

    A banca a qual são apresentados os trabalhos inscritos no Fórum Público é denominada Mesa Conselheira, integrada por componentes do Conselho Consultivo, representantes dos segmentos da academia/escola (docente e discente) e dos serviços, o empresário/profissional que produz e/ou presta serviços.

    Os conselheiros, após assistir a apresentação de cada trabalho, dialogam com o apresentador sobre fatores que possam facilitar e/ou dificultar o processo de interação entre escola e serviço, e exercitam a percepção para indicadores de perfil cidadão do apresentador.

    Atividades em pauta

  • 1. Divulgação dos resultados dos Fóruns Públicos com encaminhamento para os órgãos competentes;
  • 2. Preparação da continuidade dos Fóruns Públicos;
  • 3. Encaminhamento do projeto padrão do movimento MTC nas instituições de ensino(ies) santa Maria e região;
  • 4. Entrega do Reconhecimento de Mérito Tratado Cidadão para estudantes apresentadores de trabalhos desenvolvidos durante o curso de graduação;
  • 5. Aprimoramento dos instrumentos, da análise dos processos através da identificação das facilidades e dificuldades e da percepção do perfil cidadão;
  • 6. Fortalecer estratégias para ampliar a participação dos cursos de graduação nos fóruns públicos.
  • Fóruns Públicos são promovidos para apresentação e divulgação de trabalhos acadêmicos na prática, durante os cursos de graduação, com análise do processo de interação entre escola e organizações de produção e/ou prestação de serviços e com a percepção do perfil cidadão, para outorga do Reconhecimento de Mérito Tratado Cidadão.

    São espaços organizados para apresentação oral dos trabalhos de cunho prático produzidos pelos estudantes durante o curso de graduação das IES de Santa Maria e região, que oportuniza a análise do processo de aproximação entre IES e organizações de produção e/ou prestação de serviços. Assim como, exercita percepção do perfil cidadão.

    Saiba mais sobre o 9º Fórum do Movimento Tratado Cidadão